Adubação do solo e o papel dos fertilizantes na produtividade agrícola

28/08/2020

Adubação do solo e o papel dos fertilizantes na produtividade agrícola

Até 2050, a população mundial deve chegar aos 10 bilhões de habitantes. E para atender ao aumento da demanda será preciso quase dobrar a produção de alimentos, conforme relatório da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) em parceria com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e a Agricultura (FAO).

Neste sentido, elevar a produtividade e diminuir o desperdício estão entre os desafios para cumprir a meta de produção de alimentos. Mas como produzir mais e, ao mesmo tempo, proteger o meio ambiente?

É consenso que só há um caminho: elevar a produtividade com investimento maciço em tecnologia no campo, além de otimizar o aproveitamento alimentar. Especialistas preveem uma nova revolução no agronegócio, com o uso de inovações na área de tecnologia de informação e comunicação para alcançar maior produtividade nas áreas de cultivo.

Além disso, garantir o equilíbrio ou reposição de elementos necessários para o desenvolvimento da planta é essencial para a agricultura. Para que o plantio seja feito da maneira mais eficiente possível, é preciso considerar que o planejamento de adubação e o uso de fertilizantes seja feito com produtos seguros e de empresas estabelecidas no mercado.

Uma das maiores produtoras globais neste segmento, a Mosaic Fertilizantes atua junto ao agricultor na jornada de melhoria do rendimento de terras agrícolas já existentes, ao mesmo tempo que colabora para reduzir ao máximo o impacto ambiental da agricultura. Para isso, a empresa investe continuamente em novas ideias, novas tecnologias e em novas formas de pensar e agir.

“Para ajudar o mundo a produzir os alimentos que precisa, a empresa extrai da natureza elementos de origem mineral que são refinados e transformados em fertilizante, que tem a função de garantir que o solo seja capaz de fornecer todos os nutrientes necessários para o bom desenvolvimento da lavoura e a rentabilidade ao produtor de forma sustentável”, afirma Maristela Chimello, gerente de produtos especiais da Mosaic Fertilizantes.  

A empresa entrega cerca de 27,2 milhões de toneladas de fertilizantes ao ano para 40 países. No Brasil, opera na mineração, produção, importação, comercialização e distribuição do insumo para aplicação em diversas culturas agrícolas, ingredientes para nutrição animal e produtos industriais.

Outro procedimento importante para a agricultura é a adubação, pois visa garantir o equilíbrio ou reposição de elementos necessários para o desenvolvimento da planta. O MicroEssentials, o Aspire e o K-Mag são produtos de performance da Mosaic Fertilizantes que possuem tecnologia exclusiva capazes de reunir altas concentrações de nutrientes em um único grânulo, proporcionando um maior alcance na hora da distribuição, lavouras bem nutridas e consequente melhor rentabilidade.

Todos esses produtos são fruto de inovações tecnológicas que a Mosaic Fertilizantes detém para disponibilizar melhor os nutrientes para as plantas e fazer com que elas produzam mais na mesma área. Desta forma, a empresa é um dos principais players do setor agrícola a ajudar o mundo na produção de alimentos, contribuindo com soluções inovadoras para que as lavouras sejam cada vez mais produtivas.