Plataformas de gestão e analytics trazem mais agilidade para o campo

28/08/2020

Plataformas de gestão e analytics trazem mais agilidade para o campo

Um software de gestão não só facilita a administração dos custos, das receitas de uma empresa e/ou propriedade rural, como pode evitar a necessidade de retrabalho e informar em tempo real o que ocorre nas várias atividades desempenhadas.

Planilhas em Excel para o controle de um confinamento que embarca 39 mil cabeças de gado ao ano. Essa era a realidade de Ruth Garbi Przepiorka, diretora administrativa do Boitel Chaparral, localizado em Rancharia (SP), até julho de 2018 quando foi implantada na empresa a plataforma SAP Business One pela mato-grossense Liberali com o objetivo de dar mais velocidade na análise de dados e apoiar na tomada de decisão.

Ruth trabalha no Boitel Chaparral desde 2012, quando se mudou de São Paulo para Rancharia – SP, e lidera um grupo de funcionários com quase 30 homens. Segundo ela, apesar da experiência no setor administrativo e em gestão de pessoas, o começo no boitel foi fazendo um “job rotation” em todos os setores da empresa e com cada encarregado, desde o trato dos animais até o financeiro para ganhar não apenas experiência, mas para mostrar que “eu sabia o que estava fazendo e eles foram aprendendo a me respeitar como profissional, fui implantando melhorias, os ajudando a fazerem o trabalho de uma forma mais fácil e rápida e tudo foi se encaixando”.

Ruth Garbi Przepiorka, diretora administrativa do Boitel Chaparral

Uma das melhorias implantadas no Boitel Chaparral foi a plataforma SAP HANA com auxílio da Liberali, um sistema de gerenciamento de banco de dados relacional da SAP cuja principal função é armazenar e recuperar dados conforme necessidade dos aplicativos.

O Boitel, explica Ruth, funciona como uma espécie de “spa” para os animais. “Mas, é ao contrário. Aqui animais vêm para engordar, então o cliente que está sem pasto ou ainda quer ter um giro financeiro bem mais rápido, traz o gado para engordar aqui. Temos várias modalidades de parceria: diária, arroba produzida e parceria pecuária. Depois da engorda o cliente tem a opção de deixar-nos vender os animais para ele ou ele mesmo fazer essa negociação com o frigorífico de sua preferência, sempre visando maior lucratividade para o parceiro”.

A Liberali e o SAP entraram na vida da Ruth e do Boitel Chaparral em julho de 2018, sendo o Go Live em abril de 2019. “Quando começamos tínhamos o SAP rodando em SQL, mas depois a Liberali migrou para o HANA, a diferença no timing de geração de relatórios é absurda. Antes do SAP Business One, 95% dos meus controles eram em Excel, a maioria   desenvolvidos por mim, mas em um confinamento que embarca 39 mil cabeças/ano, começa a ficar difícil de ser gerido em Excel, tínhamos muito retrabalho, o mesmo dado era lançado em várias planilhas, o que gerava erro, falta de comunicação entre os setores e lentidão no processo. Hoje parece que tudo se encaixa, um lança, já aparece para o outro que já pode usar a informação e assim vai. Quando eu trabalhava em São Paulo, já havia trabalhado com outro programa em duas empresas, então já conhecia em sistema de gestão integrada, e eu procurava por isso. E, então a única ferramenta que englobava tudo num único “balaio” era o da Liberali”.

A Liberali conta com mais de 18 anos de mercado. Com sede no Centro-Oeste brasileiro e com filiais na Bahia, Minas Gerais e São Paulo, a mato-grossense comercializa e implementa soluções SAP e desenvolve soluções para o agronegócio, levando assim as melhores ferramentas de gestão para quem busca mais agilidade na implantação, facilidade na utilização e boas práticas nas rotinas.

O portfólio da Liberali hoje é composto de 24 soluções de softwares de gestão agroindustrial em sua maioria já traduzida para Espanhol e Inglês, com diversas implementações fora do país, atendendo o mercado internacional junto aos 43 parceiros internacionais, conta ainda com quatro certificações e duas premiações de Inovação junto a SAP Brasil e SAP Global.

“Enquanto outras plataformas precisam integrar adicionalmente softwares especializados atualizados, a plataforma SAP HANA já inclui as funcionalidades mais comuns. Estas incluem análise de texto, mas também ferramentas para análises preditivas, o chamado data mining, ou seja, busca de grandes quantidades de dados ou informações de localização de determinados serviços por meio de um motor de busca geoespacial. SAP HANA é uma plataforma, toda as soluções da Liberali trabalham com ela”, explica o diretor de Inovação da Liberali, Toni Edgar da Silva.

O SAP HANA, salienta o diretor da Liberali, pode ser utilizado por qualquer cliente que necessite de dados em tempo real e informações mais precisas para tomada de decisão.