Retrospectiva CNMA: vozes femininas do agronegócio

30/03/2020

Retrospectiva CNMA: vozes femininas do agronegócio

A primeira edição do CNMA – Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio, realizada no ano de 2016, trouxe o debate sobre os rumos deste importante setor da economia brasileira a partir da atuação feminina no agronegócio.

O evento foi idealizado pelo Transamerica Expo Center a partir de uma pesquisa inédita chamada “O Perfil da Mulher no Agronegócio Brasileiro”, conduzida em parceria com a ABAG – Associação Brasileira do Agronegócio e a empresa de auditoria PwC.

O Prof. José Luiz Tejon Megido, da TCA International, conselheiro do CCAS – Conselho Científico para Agricultura Sustentável e diretor do Núcleo de Estudos do Agronegócio da ESPM, foi convidado para ser responsável pela coordenação de conteúdo do evento, juntamente com outros profissionais envolvidos no projeto.

O evento surpreendeu a todos: dos patrocinadores às pessoas interessadas em participar do Congresso, os números superaram as expectativas. Os organizadores esperavam cerca de 300 mulheres congressistas, mas a primeira edição do CNMA recebeu o dobro de inscrições e contou com a participação de 600 pessoas.

O patrocínio ao CNMA também teve sua presença expressiva. Foram mais de 15 empresas que já enxergavam a importância da mulher no agronegócio. Muitas das empresas ao logo dos anos aumentaram o tamanho de sua participação no evento.

A partir do nosso Congresso, as mulheres ganharam voz e se sentiram mais forte ao encontrar um evento voltado para elas e que as representassem. Começaram a formar grupos individuais e regionais por todo o país para discutir e debater a participação feminina no agronegócio brasileiro.