PERCEPÇÃO DO AGRO BRASILEIRO NA EUROPA EXIGE COMUNICAÇÃO

19/12/2023

PERCEPÇÃO DO AGRO BRASILEIRO NA EUROPA EXIGE COMUNICAÇÃO

Texto escrito pelo professor, sócio-diretor da Biomarketing e curador de conteúdo do CNMA, José Luiz Tejon, para a Revista Feed & Food.

Na plenária do 8º Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio (CNMA), em São Paulo, apresentei as 12 conclusões da Pesquisa
de Percepção do Agro Brasileiro na Europa: Alemanha, França, Reino Unido e República Tcheca.

O estudo foi conduzido pela consultora europeia OnStrategy, com coordenação da Biomarketing, patrocínio da Serasa Experian e apoio da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), e tem como foco identificar as percepções existentes em três categorias: cidadãos, jornalistas e distribuidores. Listo abaixo as 12 conclusões da pesquisa:

1 Realizamos o que os mercados e cidadãos do mundo desejam, mas falta inteligência estratégica de comunicação, vendas e planejamento estratégico.

2 Brasil é um gigante desconhecido. Da base de 590 mil fontes pesquisadas, 57% disseram não conhecer nada sobre o agro brasileiro. Apenas 11,2% disseram conhecer bem e, no nível de cidadãos, máximo 8,8%. Na categoria
jornalistas foram os franceses que demonstraram maior percentual: 31,1%.

3 A marca agro brasileiro tem percepção superior a marca Brasil. Quer dizer, o setor traz mais visibilidade ao País, do que o País ao setor.

4 Um agro brasileiro focado em commodity e com ausência de diferenciação. Não apenas dos “terroir” brasileiros, onde indicação geográfica e denominação de origem fazem parte, como também nos sistemas inovadores da originação como Plano ABC, agro regenerativo, ILPF, bioinsumos, bioeconomia, bioenergia.

5 Prosperidade precisa vir acompanhada de empregabilidade e cidadania para todos. Há uma expectativa da opinião pública para que o agro abrace a todos. Sob este ponto o movimento cooperativista será de vital importância numa estratégia de comunicação.

6 Há um vácuo de lideranças credíveis, fortes e sustentáveis numa visão sistêmica.

7 O estudo revela serem os jornalistas os que mais buscam conhecer o agro brasileiro. Jornalistas e mídias são os que influenciam o cidadão e criam a opinião pública.

8 Viva o Rei Café, é ainda o maior destaque da percepção do agro brasileiro.

9 Não basta comunicar, precisaremos conquistar corações e mentes. A pesquisa revela forte importância da cidadania, do carisma, dos valores humanos por meio do alimento, energia, meio ambiente e do social.

10 Marca Brasil e marca Agro do Brasil, um cordão umbilical precisa nos reunir. Em tabelas do estudo fica também evidente a necessidade
de conduzirmos junto com a cadeia agroalimentar, energética e ambiental as questões culturais, artísticas, educacionais, científicas e turísticas.

11 Somos resultado da ciência que trouxemos para o País e a tropicalizamos. Aprendemos a produzir em terras fracas. Não basta falar o que fazemos, precisamos provar. Para isso será vital rastreabilidade, certificações, seminários, estudos de caso com a juventude mundial, colocar o jovem brasileiro conversando com o jovem do mundo, e a mulher agro brasileira conversando com a mulher do planeta.

12 O desafio dos desafios, o desconhecimento do Brasil. A imagem brasileira será do tamanho do Brasil. E o Brasil será do tamanho da sua
imagem. Aquela que temos o dever de construir.

Esta pesquisa é um ponto de partida. Há muito a ser feito cadeia produtiva a cadeia produtiva, mas sem jamais esquecer do poder da percepção. As realidades do agro brasileiro são muito maiores do que suas percepções. E são vitais para a vida no planeta terra. Comunicação não é arte nem ciência, é o dom da empatia com evolução: o capital afetivo que leva o ser humano do sonho à realização. Brasil, um sonho tropical em construção!

FONTE: Revista Feed & Food