Agrishow é palco de comemorações das mulheres do agro

28/04/2022

Agrishow é palco de comemorações das mulheres do agro

Com programação especial e espaço exclusivo, mulheres ampliam participação na feira

Até a próxima sexta-feira, 29, a Agrishow, em Ribeirão Preto (SP) espera receber mais de 150 mil visitantes entre homens, mulheres e jovens em busca de inovações que indicam as tendências do agro. E as mulheres, nesta 27ª edição, vieram com força total. Além de programação especial em vários stands, a própria organização da feira criou o “Agrishow para elas”, um espaço exclusivo para relacionamentos.

Outro destaque da programação é o evento comemorativo da Rede UMA – União das Mulheres do Agro, que completou dois anos de atuação em prol de mulheres do Brasil e de outros países por meio parcerias, capacitação e incentivo ao empreendedorismo. Nesta terça-feira, mais de 100 participantes assistiram a roda de conversa formada por 12 mulheres com forte atuação no agro, em diversos estados brasileiros.

A Rede UMA foi fundada pelas irmãs Cristiane Steinmetz e Adriane Steinmetz, que são produtoras rurais em Mineiros (GO) e, juntamente com a mãe, Clélia Steinmetz, têm uma história inspiradora de superação e sucessão desde o falecimento do pai e a necessidade de assumirem os negócios da família. 

No evento, elas falaram sobre as dificuldades que passaram e a decisão de criar uma rede que servisse de apoio a outras mulheres – apoio que, em alguns casos, elas mesmas não tiveram. O evento também tratou sobre outros desafios da mulher no agronegócio e, na abertura, a Presidente da Sociedade Rural Brasileira, Teka Vendramini, ressaltou a importância de terem mais mulheres prontas para assumir cargos como o dela, já que este é seu último ano no comando da entidade. “Temos que ter coragem para viver e fazer o que queremos. Caminhar sem olhar para trás”, afirmou.

A plateia, em sua maioria formada por mulheres e jovens, estava animada. Afinal, após o período de pandemia, a retomada da Agrishow presencial fez muitas delas se reencontrarem ou até mesmo se conhecerem pessoalmente, depois de muito contato virtual por meio das redes sociais. 

Também participaram do evento da Rede UMA, intitulado “Elas pelo futuro do agro” a produtora e dirigente sucroenergética Maria Christina Pacheco; a pecuarista e presidente do Sindicato Rural de Cáceres, em Mato Grosso, Ida Beatriz Machado; a produtora rural de Goiás e ganhadora do Prêmio Mulheres do Agro Bayer Abag, Sônia Bonato; a pecuarista do Mato Grosso do Sul e influencer Andressa Biata; a produtora rural do Paraná, coordenadora da Comissão Estadual das Mulheres da Faep (Federação de Agricultura do Paraná) e ganhadora do Prêmio Mulheres do Agro Bayer Abag Carla Rossato; além de Isabela Aranovich, Gerente de Estratégia e Sustentabilidade da John Deere; Rosineide Alves de Campos, Gerente Geral de Negócios da Ciarama Máquinas Ltda; e Giovana Teixeira, CEO da Agrinorte. O evento foi apresentado pela jornalista Lilian Munhoz, apresentadora dos canais Terraviva e Agromais.

Fonte: Lilian Munhoz