7º CNMA fortalece rede de solidariedade em apoio à ONG “Cidades Sem Fome”

10/08/2022

7º CNMA fortalece rede de solidariedade em apoio à ONG “Cidades Sem Fome”

Promover ações sociais durante o evento já se tornou parte importante do Congresso

Produzir e alimentar o mundo são fundamentos da missão do agronegócio brasileiro. E esses compromissos só são possíveis de serem realizados por meio do fomento de novas tecnologias, investimentos, pessoas e solidariedade. Essa responsabilidade com o setor e a comunidade também move o Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio – CNMA que, em sua 7ª edição, apoia a ONG Cidades Sem Fome.

A divulgação do projeto Cidades Sem fome será realizada no dia 27 de outubro às 10h30, durante o CNMA, nos dias 26 e 27 de outubro, no Transamerica Expo Center, em São Paulo. Na ocasião o CEO da Organização, Hans Dieter Temp, apresentará a palestra “Como a agricultura urbana é uma tendência do futuro” juntamente com as ações desenvolvidas pela instituição.

“A partir de 2020, o aumento da fome no Brasil foi impactado pela pandemia, como em outros países. O alastramento da fome em nosso país é reflexo também do fim ou esvaziamento de programas voltados para estimular a agricultura familiar e a produção de alimentos em espaços urbanos”, explica Temp.

ONG Cidades Sem Fome

A ONG Cidades Sem Fome desenvolve projetos de agricultura sustentável em áreas urbanas. Seu objetivo é criar oportunidades de trabalho e renda para pessoas que necessitam de uma nova oportunidade em suas vidas. O projeto cria núcleos de produção de alimentos em áreas não utilizadas nas grandes cidades.

Com técnicas modernas, são produzidas grande quantidade de alimentos destinados ao autoconsumo dos participantes e para a comercialização. Essa estratégia reverte aos beneficiários do projeto uma renda efetiva e constante, além de criar uma alternativa para que possam viver de forma digna.

“Nossa proposta permite a criação de negócios sociais sustentáveis, estimula o empreendedorismo e contribui de maneira eficiente na redução de impactos ambientais”, frisa o CEO.

Além da palestra, a ONG realizará durante o 7º CNMA a divulgação dos projetos de Hortas Urbanas e Hortas Escolares por meio de representantes da instituição e distribuição de folhetos. “O evento é uma oportunidade para divulgar nosso trabalho às empresárias que são responsáveis por uma boa parcela da composição do PIB brasileiro e pelo setor gerar milhões de empregos diretos e indiretos. A ideia é mostrar às investidoras do agronegócio que a agricultura urbana pode se tornar uma grande fomentadora de postos de trabalho e de geração de renda nas cidades”, pontua Temp.

O executivo acredita que participar do CNMA dá a possibilidade de mostrar ao agronegócio que alinhando propósitos, criando parcerias e estabelecendo canais de ajuda, é possível também transformar as metrópoles e suas regiões periféricas em grandes produtoras de alimentos. Com o apoio do agronegócio e das iniciativas urbanas de produção de alimentos será viável criar mecanismos para mitigar a situação de insegurança alimentar e de falta de emprego de uma parcela significativa da população das cidades.

“Olhar além da nossa realidade, ter empatia, não medir esforços para ajudar é parte do que é ser mulher. E o Congresso confirma essa verdade ao apoiar diferentes causas que lutam por aqueles que mais precisam, sem distinção social, étnica ou política. Estamos engajadas em abraçar mais essa causa. As mulheres do agronegócio juntas darão origem a uma corrente de solidariedade para transformar essa campanha em um sucesso”, destaca a Show Manager do CNMA, Carolina Gama.

Como as participantes poderão ajudar?

Para todos aqueles que desejarem ajudar o projeto as doações podem ser feitas para:

Banco do Brasil (001)

Agência: 1189-4

C/C: 31.474-9

Titular: Organização Cidades sem Fome – CNPJ 06.151.676/0001-62

Chave PIX (E-mail): cidadessemfome@uol.com.br

“O dinheiro das doações será destinado à compra de mudas e sementes, pagamento de funcionários, insumos como compostos orgânicos, substratos, esterco de aves, ferramentas, maquinários, tratores, veículos, sistemas de irrigação, cisternas para captação de águas das chuvas, implantação de hortas escolares na rede municipal e estadual de ensino, implantação de hortas urbanas que promovem a geração de trabalho e renda para pessoas desempregadas e/ou em vulnerabilidade social”, explica o CEO da Organização Cidades Sem Fome, Hans Dieter Temp.

Saiba mais sobre o projeto no site: https://www.cidadessemfome.org/

CNMA: o maior encontro das mulheres do agronegócio

Em sua 7ª edição, o CNMA 2022 volta a ser palco do maior encontro entre as mulheres do setor, após dois anos em formato on-line. “Estamos preparando para esse ano um Congresso ainda mais especial, com temas de relevância para o atual cenário da mulher do setor, que hoje já assumiu seu papel de protagonista e busca cada vez mais capacitação para assumir o papel de liderança e de decisão dentro e fora da porteira”, declara a Show Manager do evento Carolina Gama.

O Diretor Geral do Transamerica Expo Center, Alexandre Marcílio, reforça o convite e se diz animado e confiante com a retomada dos eventos presenciais. “Esperamos que todas as participantes das últimas edições estevam conosco revivendo a atmosfera de união e pujança, características do agronegócio brasileiro. Temos a certeza de que será um evento memorável”.

As inscrições do Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio já estão abertas. Acesse o site https://www.mulheresdoagro.com.br/.