Nordeste é o foco da série “De Norte a Sul: percepções sob o olhar delas” no mês de maio

12/05/2023

Nordeste é o foco da série “De Norte a Sul: percepções sob o olhar delas” no mês de maio

Acaba de sair o segundo texto da nossa série “De Norte a Sul: percepções sob o olhar delas”. E nosso foco para este mês é o querido Nordeste! Repleto de histórias, belezas e riquezas, é uma das regiões mais buscadas por quem ama viajar. Além disso, tem um papel essencial na economia do Brasil.  

Um dos reflexos da força do agronegócio nacional é representado pelas produções geradas na região – no acumulado de maio de 2022, por exemplo, o setor teve um recorde de faturamento com as exportações. 

Na soma dos cinco primeiros meses do ano passado, o montante se aproximou de U$5 bilhões, com Bahia, Maranhão e Piauí liderando os embarques. Juntos, os envios dos três estados somaram quase US$ 4 bilhões.  

Outro ponto interessante – e muito relevante – do Nordeste é seu potencial de representar a grande fronteira agropecuária dos próximos anos, por meio de soluções inovadoras, tecnológicas e sustentáveis. Ou seja, investir para impulsionar essa realidade poderá gerar valor agregado e fomentar casos de sucesso que servirão de exemplo para outras regiões, dentro e fora do país, inclusive. 

Mas esse novo cenário que começa a ser visto com outros olhos ainda encontra alguns desafios, como gerar maiores conexões para que justamente se torne uma realidade cada vez mais próxima. 

“Na minha visão, um dos maiores desafios do agro no Nordeste certamente é conectar o setor em grandes extensões, devido à distância. Mas acredito que, com o fomento do elo entre grupos regionais, que buscam alcançar os mesmos objetivos, conseguiremos modificar esse cenário, estabelecendo uma comunicação mais consolidada e próxima”, conta nossa embaixadora representante do Nordeste, Ani Sanders. 

Ainda segundo Ani, que também é produtora rural, a distância de grandes capitais, também influencia na falta de estímulos, de treinamentos, de desenvolvimento, que auxiliem produtoras e produtores a alavancarem seus processos, seus negócios.  

Mas claro que, apesar de ainda ter um caminho para percorrer, muitas coisas boas já aconteceram e vem acontecendo – especialmente quando a força feminina está envolvida! 

Segundo a embaixadora, o maior resultado positivo que observa, principalmente em relação às mulheres, é um aumento constante na busca de aprimorar, inovar e modificar o que já está sendo feito e o que ainda podem fazer.  

“Esse movimento dentro das cadeias produtivas sai da porteira e chega na cidade como inspiração, como histórias de mulheres que se tornam protagonistas no agro que praticam, com responsabilidade ambiental e social. E esse é o maior compromisso da mulher do campo, a transformação, a geração de riqueza e desenvolvimento ao país.” 

“Vamos nos unir, porque com nosso trabalho, dedicação e força, levamos, dentro e fora das porteiras, não somente o alimento, mas o desenvolvimento econômico, os compromissos com a sociedade e com as práticas sustentáveis. Todos nós somos do agro, porque, afinal, tudo é agro. Então precisamos construir cada vez mais esse elo”, finaliza Ani. 

Vamos juntas e juntos nessa? Como incentivo à participação em massa das mulheres que movimentam o Brasil, cada embaixadora possui seu cupom de desconto para as inscrições. As vendas ocorrem por aqui e o cupom para o Nordeste é “ANISANDERS”.