Com diversas ações internas voltadas ao público feminino, a marca destaca o papel das empresas no aumento de mulheres líderes no mercado
Especializada nos segmentos de sementes, nutrição animal, pet food, saúde animal e equipamentos, a Matsuda, pelo primeiro ano, é um dos patrocinadores do CNMA. Há 75 anos no mercado, a marca compreende e reforça o papel fundamental das empresas no fomento da presença cada vez maior de mulheres no agronegócio.
“As empresas estão entendendo que não é de agora que as mulheres se destacam em todos os setores. Em nossa empresa, por exemplo, a força do trabalho feminino é de mais de 40%, distribuídos em vários segmentos, desde a diretoria, até o atendimento a campo. No agro, vemos grandes nomes femininos como liderança, mulheres que de fato tomam as decisões. Então, acho mais do que justo este olhar que o mercado, principalmente do agronegócio, está tendo para elas”, diz a Diretora da Matsuda, Edna Satiko Matsuda.
Ações direcionadas
Diante da presença expressiva de mulheres na empresa, Edna conta um pouco sobre algumas ações, internas e externas, exclusivas para elas. Entre os destaques, está o “Matsuda Rosa”, que começou há oito anos e já faz parte do calendário oficial da empresa.
“Nesse evento, nossas colaboradoras e familiares podem vir fazer o exame preventivo de colo do útero e ainda acompanhar palestras com médicas especialistas sobre conscientização da prevenção do câncer de mama e colo do útero.”
“Realizamos também ações específicas para as nossas clientes, como o ‘Mulheres do Campo’, que começou em 2022, onde ocorrem dias de campo pelas principais regiões do Brasil, especialmente preparados para elas, que são produtoras rurais e técnicas da área, com palestras, trocas de informações e muito aprendizado. Esse evento também tem sido um grande sucesso”, detalha.
Uma trajetória de luta e sucesso
A Matsuda é uma empresa familiar, composta em sua maioria por mulheres. Tradicionalmente, o filho homem mais velho herda a posição ocupada pelo pai, o que ocorreu na família de Edna até a segunda geração, quando sua mãe, com muita persistência, fez a própria história junto ao seu pai e aos tios.
“Eu fui convidada a resolver um problema na Venezuela na época do dólar preferencial, em uma operação de 500 mil dólares americanos – muito dinheiro para o momento. Eu era a única da família que falava um pouco espanhol e que entendia bem a história da empresa, afinal, cresci nela. Então aceitei o desafio, fui, resolvi e, quando voltei, a posição de diretora passou a ser minha.”
“Parece simples, mas não foi nada fácil chegar aqui sendo filha de uma família com cultura japonesa, mulher em um mercado até então formado por homens e trabalhando com exportação em países latinos, mas deu muito certo. Hoje, tenho orgulho de ter conseguido ultrapassar todos as barreiras e provar a mim mesma que fui e sou capaz”, compartilha.
Diante da própria história, Edna reforça que as mulheres devem acreditar em si mesmas e persistirem naquilo que desejam, independentemente do que seja. “Somos tão capazes quanto os homens, com uma vantagem: o olhar mais humano, de se colocar no lugar do outro. Então, que isso seja sempre usado da melhor maneira a nosso favor. Acredite e foque naquilo que se propôs a fazer, vai dar certo”, finaliza.