Em novo formato, “arenas do conhecimento” serão destaques do 8º Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio

18/08/2023

Em novo formato, “arenas do conhecimento” serão destaques do 8º Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio

Nos dias 25 e 26 de outubro, mulheres de todo o Brasil se encontrarão na 8ª edição do Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio (CNMA), que será realizado no Transamerica Expo Center, na capital paulista. Durante os dois dias de evento as congressistas poderão, novamente, explorar as ações das Arenas do Conhecimento que, este ano, trazem novidades.

“Sucesso no ano passado, as Arenas do Conhecimento estão de volta e com nova roupagem. Divididas entre Arena #OAGROÉDELAS e Arena #OAGRONÃOPARA, estes espaços dedicados aos patrocinadores e convidados especiais permitirão às congressistas acompanhar diferentes experiências, talks shows e cases de sucesso. Serão compartilhados conhecimentos sobre inovação, tecnologia e empreendedorismo”, comenta a gerente de Desenvolvimento e Novos Negócios do Transamerica Expo Center, Renata Camargo.

Confira alguns dos assuntos e temas que serão abordados:

Arena #OAGROÉDELAS

Inovação e tecnologia a serviço da produção sustentável
O agronegócio brasileiro desempenha um papel essencial para a alimentação mundial. É por isso que a Cargill trabalha lado a lado com produtores rurais, indústria, acadêmicos e outros parceiros para desenvolver um setor agrícola cada vez mais sustentável. No dia 25 de outubro a companhia irá apresentar para as congressistas do CNMA como a tecnologia e programas inovadores em todo o mundo estão tonando essa visão de futuro uma realidade.

Desvendando a agricultura regenerativa
Carolina Graça, diretora de Sustentabilidade da Bayer para América Latina, apresentará a estrutura da agricultura regenerativa, seus fundamentos, visão, desafios e oportunidades dos produtores e produtoras sobre o tema.

Papo de produtoras: a tecnologia como pilar da sustentabilidade
Lucy Pereira, coordenadora de Suporte Conectado na John Deere, trará para o CNMA um panorama sobre a sua experiência como produtora e vai falar um pouco sobre o trabalho que desenvolve na John Deere buscando facilitar o dia a dia das produtoras e produtores com muita tecnologia e sustentabilidade.

Nosso esporte é o agro
Nada resume melhor o Brasil do que o agro e o futebol, afinal, churrasco e futebol são feitos no campo. Capitão do Penta, Cafu é o embaixador da multinacional indiana de defensivos agrícolas UPL em sua campanha associada à sustentabilidade na agricultura. O craque é presença confirmada no painel da empresa durante o primeiro dia de CNMA.

Agricultura 5.0 & Programa de Evolução de Cultivos e Criações (PECC)
Neste painel a Prime Agro irá compartilhar com as congressistas como os cuidados com a fertilidade do solo e sua estrutura física, a ativação da vida do solo e um sistema integrado de cultivo e pecuária bem trabalhados trazem equilíbrio para todo o sistema, do cultivo à mesa.

Mentoria como ferramenta para o desenvolvimento de lideranças femininas
No contexto do desenvolvimento de lideranças femininas, a mentoria desempenha um papel fundamental. As mulheres têm enfrentado desafios específicos ao avançar em suas carreiras e alcançar posições de liderança, como a desigualdade de oportunidades, a falta de representatividade e os estereótipos de gênero. Nesse sentido, a Sumitomo Chemical irá apresentar como a mentoria pode fornecer um apoio valioso e orientação personalizada para superar estes obstáculos.

Tecnologia da mecanização agrícola para uma maior produtividade e sustentabilidade
A palestra da New Holland irá apresentar algumas iniciativas internas e soluções para o agronegócio no portifólio da empresa, do plantio à colheita, que além de contribuírem para uma maior produtividade nas fazendas, visam a sustentabilidade dos sistemas.

Arena #OAGRONÃOPARA

O caminho do ESG
Dentro das organizações o conceito ESG (Environmental, Social and Governance) tem ganhado cada dia mais espaço, ao introduzir a diversidade nas operações e dar voz e espaço para as minorias sociais, o que significa inserir mais pessoas de diferentes etnias, gêneros, raças, orientações sexuais e PCDs. O tema “A evolução do ESG nas organizações do Agro: relato de experiências do Pensa/FIA”, será a pauta abordada por Cláudio Antônio Pinheiro Machado Filho e Camila Mourad, do Programa de Estudos dos Negócios do Sistema Agroindustrial (Pensa) e da Fia Bussines School (FIA).

Sucessão, gestão e governança
Programar o processo de sucessão e implementar práticas de governança são determinantes para a longevidade das empresas familiares. Por isso, a Safras & Cifras participa da Arena #OAGRONÃOPARA debatendo “Experiências transformadoras: práticas para Gestão da Continuidade de grupos familiares de sucesso”.

“Iremos reunir duas clientes da Safras & Cifras para falarem sobre suas experiências, contando relatos e vivências práticas: os percalços, desafios e conquistas que obtiveram junto às suas famílias e que possibilitaram a continuidade da empresa rural em harmonia e com perspectiva de crescimento contínuo”, salienta Vanessa Alam, sócia-consultora da Safras & Cifras.

A jornada da sustentabilidade
Entre as frentes que englobam as práticas regenerativas da Nestlé há um olhar direcionado para toda a cadeia de valor, começando nas fazendas, passando pela circularidade das embalagens antes e pós consumo, até chegar em ações que estimulam o descarte correto e o apoio à cadeia da reciclagem. Justamente por isso, a companhia trará para o CNMA a palestra “A jornada de sustentabilidade da Nestlé nas principais cadeias produtivas (cacau, café e leite) e o poder das mulheres nessa transformação”. A empresa irá debater a importância das práticas de agricultura regenerativa para alcançar uma produção mais sustentável ao conciliar a gestão de impactos ambientais com benefícios sociais e crescimento econômico.

Momento embaixadoras
As embaixadoras do CNMA 2023 terão um espaço reservado na arena #oagronãopara para falar de seus propósitos. Ani Sanders (Nordeste), Chris Morais (Sudeste), Edineia Becker (Sul), Renata Salatini (Norte) e Sônia Bonato (Centro-Oeste) falarão sobre: ação, coração, empatia, resiliência e sinceridade.

Os impactos do terceiro setor na sociedade
Entre os temas levantados na Arena #OAGRONÃOPARA o Instituto Capacita-me irá debater “A importância e os impactos do terceiro setor na sociedade”, em palestra apresentada pela sua presidente Márcia Maia. A presidente trará respostas para algumas questões, entre elas “Transformar o meio em que estamos inseridos é sempre um desafio, você sabe como contribuir ou colaborar para vivermos em uma sociedade mais humana e inclusiva?”.

O impacto social na transformação da sociedade
Preocupada com a construção de uma sociedade mais justa, a Merkadim, representada pela sócia Administradora da empresa Carol Prates, apresenta a plenária ‘Como uma estrutura de impacto social pode contribuir para uma transformação social real’. “Iremos englobar questionamentos importantes, tais como se as organizações de impacto social são empresas que visão lucro? Além de debater como podemos contribuir para que possamos ter uma sociedade com um mercado mais plural e inclusivo”, complementa Carol.

Conectividade e digitalização no agronegócio
Paulo Henrique Gouvea, diretor de Soluções Corporativas da TIM, apresenta a palestra “O impacto da conectividade na digitalização do agronegócio”. Para a empresa, com o processo de digitalização, a democratização do acesso à internet nas mais diversas regiões agrícolas brasileiras tem exercido um papel fundamental para aumentar a produtividade, gerar empregos e reduzir o impacto ambiental do agronegócio.

Chegou o momento de conhecer o mundo dos leilões
“Lucro em terra firme: como comprar fazendas em leilões” será o tema da palestra de Deyse Amaral, advogada especialista em Dívidas Rurais e Leilões de imóveis e Fundadora e CEO da Lucro Agroinvestimentos. “Abordaremos como é feita a compra de fazendas em leilão, o quanto é um investimento altamente lucrativo e quais são as estratégias para conter os riscos deste negócio”.

Participação das mulheres no agro
Encerrando os eventos da arena #OAGRONÃOPARA, a Croplife Brasil aborda a participação das mulheres no agronegócio, unindo importantes figuras femininas do agro brasileiro: Amália Borsani, da Croplife Brasil; Cristina Arzabe, Embrapa; e Mariselma Sabagg, do Grupo Mulheres do Brasil.

Haverá ainda as participações da Sicredi, Mosaic e Romancini, com temas a definir.

Saiba mais: www.mulheresdoagro.com.br