Pesquisas indicam que a presença feminina no agronegócio tem aumentado exponencialmente com o passar dos anos. De acordo com comparativo feito entre os dois últimos censos do IBGE (2006 e 2017), houve um crescimento de 44,16% no número de estabelecimentos administrado por mulheres. Apesar disso, elas ainda são minoria no setor.
“Eventos como o Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio são importantes para evidenciar cada vez mais a presença feminina no agronegócio e dar espaço para que elas utilizem suas vozes e se sintam protagonistas de suas próprias histórias. Além disso, a ocasião também se faz importante para que elas vejam que não estão sozinhas. O Congresso proporciona, em dois dias, encontros, trocas e conexões, que podem perpetuar para além dele”, diz a presidente do grupo Bayer Brasil, Malu Nachreiner.
A Bayer é uma das patrocinadoras do CNMA e trabalha no apoio e investimento do protagonismo feminino e equidade de gênero no agro, além de fomentar discussões e criar conexões acerca do tema. “Sabemos que ainda há muito a se avançar nesse aspecto, mas com iniciativas como o Congresso e o Conexão Mulheres – iniciativa da Bayer que contempla diferentes projetos voltados para a inclusão feminina no setor, incluindo o Prêmio Mulheres do Agro -, conseguiremos ir longe”. O Prêmio, inclusive, ocorre no primeiro dia do CNMA.
Dentro do Conexão Mulheres, existe a Jornada do Conhecimento. Por meio dela, são oferecidas a um grupo de produtoras experiências exclusivas e incentivos para que possam, individualmente e em conjunto, se apropriarem da importância de suas vozes e se perceberem como inspiração para outras mulheres do setor, além de se posicionarem com mais confiança e assertividade nos cenários onde atuam.
“Já o Prêmio Mulheres do Agro, que está em sua 6ª edição, tem o objetivo de reconhecer o protagonismo das produtoras rurais por suas boas práticas agrícolas e projetos desenvolvidos por elas em suas propriedades. Até então, o Prêmio reconheceu 45 agropecuaristas de diferentes regiões do país e recebeu mais de 1.100 inscrições desde sua primeira edição, em 2018”, explica a executiva.
Em fevereiro de 2021, a Bayer assumiu o compromisso global de ter 50% de mulheres em todos os cargos de liderança no mundo até 2030. Para alcançar esse objetivo, a empresa realiza diferentes iniciativas inclusivas de práticas com foco no público interno, como ações de capacitação e workshops voltados para todas as colaboradoras.
“Grande parte de qualquer conquista é fruto do esforço coletivo e do trabalho com colegas, líderes, clientes e, no meu caso, da importância que a Bayer dá para o tema da diversidade, não só por ter mulheres na liderança, mas por agregar todo tipo de diversidade – racial, diferentes idades, crenças e orientação sexual. Isso é absolutamente importante para o crescimento da empresa e de cada um de nós”.