Mosaic se destaca com iniciativas internas e metas globais voltadas a sustentabilidade, inclusão e diversidade

27/09/2023

Mosaic se destaca com iniciativas internas e metas globais voltadas a sustentabilidade, inclusão e diversidade

Comprometida com diversidade e inclusão, tendo a preocupação de construir um ambiente de trabalho colaborativo e inovador, que acolhe, valoriza e respeita a diversidade de pessoas, pensamentos e realidades, a Mosaic Fertilizantes apoia o CNMA em mais um ano e, no dia a dia, se destaca com ações e compromissos voltados a essa construção.  

Segundo a vice-presidente de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade, Adriana Alencar, é muito importante dar visibilidade e voz às mulheres que atuam no agronegócio, que contribuem para que o setor cresça continuamente, assim como reconhecê-las. “O Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio é uma iniciativa já consolidada no calendário de eventos do segmento, destacando-se por reunir mulheres que trabalham nas mais variadas frentes do agro, seja nos diferentes tipos de cultura, na criação de animais, em cooperativas. Elas estão presentes em todo o setor e ter este momento é fundamental para que possam se atualizar, trocar experiências e celebrar”.  

Além do histórico de participação anual no Congresso, a empresa também se movimenta diariamente, em busca das mudanças que o futuro precisa. “Somos signatários do Women’s Principles (WEPs), da ONU, e líderes do capítulo de Diversidade e Inclusão da Carta Compromisso do Setor Mineral, publicada pelo Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram)”, conta Adriana.  

Além disso, possuem metas globais de diversidade e inclusão, para garantir representatividade na força de trabalho e ampliar o impacto positivo nas comunidades onde atuam. Dentre elas, estão alcançar, até 2030, 30% de mulheres na equipe e obter um crescimento de 30% na diversidade em cargos de liderança e o mesmo percentual nas doações comunitárias focadas em D&I.  

Já como exemplos de iniciativas internas, a Mosaic possui um programa de estágio com estratégia afirmativa para mulheres e pessoas negras, que está em sua quarta edição. “Em parceria com o Senai, desenvolvemos o programa ‘Elas na Indústria’, uma iniciativa que proporciona a formação de mulheres para atuarem na área de operações, ampliando a representatividade feminina no setor. Esta ação é encabeçada pelo Senai, contando também com a parceria de outras empresas”. 

E mais: a companhia também tem Redes de Inclusão de Funcionários, que têm alcance global e foco nos seguintes grupos: mulheres, gerações, PCDs, raças, etnias, orgulho LGBTI+ e veteranos. Essas Redes têm o importante objetivo remover barreiras e criar um ambiente mais colaborativo e inclusivo por meio da participação e voz ativa dos colaboradores. 

Sustentabilidade em foco  
Com um olhar 360º para todas as questões que competem, também, às empresas, as práticas de sustentabilidade, seja na área ambiental, social ou de governança, permeiam a estratégia de negócio e os investimentos da Mosaic. Em linha com a agenda 2030 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, possuem metas de ESG até 2025, incluindo emissões de gases de efeito estufa, uso de água doce, diversidade e inclusão, segurança do trabalho e segurança alimentar. 

Os caminhos de ser mulher
Com 20 anos de atuação na empresa, Adriana comenta sobre sua trajetória profissional e relembra que, sendo mulher e sempre trabalhando em segmentos majoritariamente masculinos, os desafios começaram cedo, desde a graduação. 

Mas, apesar das barreiras enfrentadas, ela ressalta que, ao longo do caminho, obteve muitos aprendizados e realizações. “Tive em minhas colegas grandes inspirações para trilhar a minha jornada e acredito que algumas características pessoais, como a habilidade de lidar com pessoas, e trabalhar como muito foco e determinação, foram essenciais na minha trajetória, do meu estágio à liderança”, finaliza.