Sumitomo Chemical apoia Pacto Global da ONU e agenda 2023

27/09/2023

Sumitomo Chemical apoia Pacto Global da ONU e agenda 2023

Em busca de apoiar temas cruciais que promovem o crescimento de pessoas, de organizações e da economia, sobretudo visando a diversidade e o protagonismo feminino, a Sumitomo Chemical, empresa referência em soluções agrícolas, nutrição animal e saúde ambiental, é uma das patrocinadoras do Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio (CNMA). 

“Este é um investimento de grande valor, afinal, protagonizar as mulheres e deixá-las em evidência num mercado, ainda, majoritariamente masculino é tema de direitos humanos e também de negócios – pois estudos mostram que quando há equilíbrio entre gêneros os resultados aumentam”, diz a Diretoria Executiva de RH&General Affairs da Sumitomo Chemical, Andrea Oliveira. 
 
“O CNMA dá visibilidade a duas das minhas paixões, o agro e carreira das mulheres. Colocar na pauta e no palco esses dois temas é prestar reverência à importância deles. Para o Agro, uma homenagem. Para as mulheres, incentivo e inspiração para a tão sonhada representatividade equalitária”, completa Andrea.

A empresa é signatária do Pacto Global da ONU e a executiva explica que essa parceria auxilia na busca pelo Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 5, sobre equidade de gênero, e o ODS 8, sobre trabalho decente e crescimento econômico. 

“Acreditamos no benefício do equilíbrio de gêneros para times mais diversos e inclusivos e consequentemente mais criativos e contributivos. Apoiar esse movimento é reforçar nosso compromisso com o bem-estar da sociedade, que é nossa missão”. 

E para gerar cada vez mais consciência do valor do tema junto ao público interno, favorecendo um ambiente seguro e de respeito, a empresa realiza treinamentos específicos em sua Universidade Corporativa sobre a Diversidade, Equidade e Inclusão. 

“Também geramos mais consciência por meio de rodas de conversa sobre mães e carreira, e ainda sobre o papel do pai no cuidado do filho. Conversas como essas têm promovido boas reflexões e apoiado no melhor exercício da cidadania” complementa. 

Além disso, outras iniciativas foram implantadas, como: aumento dos dias da licença maternidade e paternidade; atuação do Grupo de Afinidade de Empoderamento Feminino “Por Ellas” e o programa de mentoria para desenvolver as profissionais e apoiar na aceleração de suas carreiras. 

Vinda do interior de São Paulo, Andrea compartilha que cresceu ouvindo de sua mãe que deveria “ser alguém” para não depender financeiramente de ninguém. 

Formada em psicologia pela Unesp, seguiu para a área de RH depois da sua pós-graduação e decidiu deixar a cidade onde morava e um namoro de mais de 10 anos para se aventurar em novas oportunidades. “Primeiro Angra dos Reis (RJ) e depois na cidade de São Paulo, tive experiências em empresas de ramos diferentes, o que sempre me fez aprender diversos tipos de negócios e culturas. Sempre me posicionando, influenciando e entregando resultados, conquistei o cargo de primeira executiva de RH, reportando diretamente aos presidentes”. 

Com uma trajetória inspiradora, a executiva ressalta que todas as mulheres podem ser o quiserem. “Acredite nisso e preparem-se para oportunidades. Sejam fortes, sem perderem a ternura, e apoiem-se nos que acreditam e estão dispostos a ajudar na jornada. Não desistam, assim teremos cada vez mais representatividade e seremos exemplos às próximas que virão”, finaliza.