Ao longo dos anos, as mulheres têm desempenhado papéis fundamentais em todas as etapas da cadeia produtiva, desde a gestão de propriedades rurais até a comercialização de produtos agrícolas. O empoderamento das mulheres rurais não só promove a igualdade de gênero, mas também fortalece as comunidades agrícolas, impulsionando a inovação, a sustentabilidade e a resiliência do agronegócio diante das demandas globais. E é buscando fortalecer cada vez mais esse cenário que a AGCO Valtra é uma das patrocinadoras do CNMA 2023.
“O Congresso desempenha um papel essencial na promoção da visibilidade das mulheres que atuam no agro, reconhecendo suas realizações, conhecimentos e contribuições significativas. Além disso, o evento oferece oportunidades de networking e compartilhamento de experiências, incentivando a formação de redes profissionais que capacitam as mulheres rurais”, diz a diretora global de governança de marcas da AGCO, Roseane Campos.
Além do apoio ao CNMA, no dia a dia, a AGCO Valtra preza pela diversidade, equidade e inclusão em todas as áreas de atuação da companhia. “Temos uma política interna para estimular que nossas colaboradoras tenham a oportunidade de alavancar suas carreiras profissionais e para que sejam reconhecidas em suas especialidades. Nossas ações se desdobram até a rede de concessionárias, onde temos nosso programa DE&I, estimulando ações de diversidade, equidade e inclusão de ponta a ponta”.
Convicta de que a determinação é capaz de superar os obstáculos mais desafiadores, Roseane conta que percorreu uma jornada enriquecedora no setor de engenharia de produtos na AGCO, participando ativamente desde a fase inicial de concepção até a validação e lançamento de novos produtos no mercado. “Este departamento requer uma atenção minuciosa aos detalhes, abordando questões que envolvem criatividade, compreensão das necessidades dos nossos clientes, segurança e eficiência operacional. Ter uma perspectiva feminina ao abordar esses detalhes faz uma diferença significativa”.
Recentemente, com a crescente importância do tripé ESG, a empresa destacou a necessidade de um mercado de trabalho mais inclusivo, oferecendo oportunidades para a diversidade de indivíduos em diversas áreas de atuação.
“Atualmente, ocupo o cargo de Diretora Global de Governança de Marcas e sou membro da mesa diretora da SAE BRASIL, seção Porto Alegre. Tenho uma ampla experiência no mercado agrícola e, nos últimos cinco anos, liderei o planejamento e lançamento de novos produtos para a América do Sul”.
“Meu comprometimento e esforços foram reconhecidos com o prêmio STEP Ahead Award 2021, um prêmio global americano que reconhece as mulheres no segmento da engenharia e manufatura, o que me enche de confiança de que estamos trilhando o caminho certo em direção a um futuro em que a perspectiva feminina seja cada vez mais valorizada e presente nas agroindústrias”, finaliza.