Intertech Mulheres debate o protagonismo e os desafios femininos no agronegócio

05/10/2023

Intertech Mulheres debate o protagonismo e os desafios femininos no agronegócio

Os desafios, as experiências e o protagonismo das mulheres no agronegócio foram compartilhados durante o Intertech Mulheres, realizado no pavilhão do Intertech Agro na EXPO Rio Preto. O encontro foi uma oportunidade para as produtoras apresentarem suas perspectivas no setor, debaterem questões ligadas à participação das famílias no agronegócio e os trabalhos desenvolvidos.

“Esses encontros são de grande importância para nós mulheres e para os homens. Trabalhamos juntos e é importante que todos conheçam o trabalho desenvolvido pelas mulheres no agro. Queremos somar, agregar e contribuir”, afirma Sônia Bonato, embaixadora do Congresso Nacional de Mulheres do Agronegócio.

Juliana Farah, vice-presidente da Comissão Semeadoras do Agro, pontuou os desafios enfrentados pelas mulheres para ocupar e manter cargos de liderança, assim como os preconceitos vivenciados e a sobrecarga advinda da luta por esse reconhecimento.

“A evolução e o futuro do Agro Brasileiro” foi o tema apresentado por Paulo Herrmann, ex-CEO da John Deere e Embaixador do Agro, que tratou sobre os avanços e os desafios no setor. “Temos que enfrentar questões importantes como conectividade, armazenagem e irrigação, além das dificuldades com qualificação e formação de mão de obra na área”, aponta Herrmann.

Participaram do Intertech Mulheres as produtoras rurais do Agromeninas; Renata Camargo, integrante do Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio (CNMA); Pedro Terêncio,  diretor geral da Tecnobeef e Campanelli; Matheus Kfouri Marino, presidente do Conselho de Administração da Coopercitrus; e Leticia Jacintho, presidente da Associação de Olho no Material Escolar.

Formação de jovens
A Associação De Olho no Material Escolar participou do Intertech Mulheres debatendo a importância de ampliar o conhecimento de jovens e crianças sobre o agro brasileiro e a necessidade da atualização do material escolar com base em conteúdo científico e que gere perspectivas positivas para os estudantes.

O Intertech Agro
O evento reúne importantes nomes do agronegócio em palestras, discussões técnicas e atividades relacionadas à pecuária de corte, cana-de-açúcar e cacau, além de estratégias de manejo sustentável voltadas às cadeias produtivas de aves, leite, ovinos e borracha.

Ainda fazem parte do Intertech Agro, a promoção do Turismo Gastronômico do Estado de São Paulo, através do projeto Origens e de rotas gastronômicas, o Programa Sabor de SP da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado trará produtos artesanais e pratos elaborados com ingredientes das principais regiões turísticas do estado, com a mais alta qualidade e sabor.

O Intertech Agro é realizado pela Associação Comercial e Empresarial de São José do Rio Preto (ACIRP) e Verum Eventos, com apoio da Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento; Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo.

Fonte: Blog do Beck