9ª EDIÇÃO

IMPRENSA

ABAG lança cartilha com estratégias para melhorar conectividade rural

Fundadora da Agrishow, a Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG) lançou na maior feira de tecnologia agrícola do Brasil, que aconteceu em Ribeirão Preto (SP), de 29/4 a 3/5, uma cartilha voltada a governantes e elaboradores de políticas públicas, com orientações para a ampliar a oferta de sinal de internet em áreas rurais. Melhorar a conectividade no campo é essencial para que agricultura e pecuária continuem avançando e acumulando ganhos em eficiência, precisão, rastreabilidade e sustentabilidade. Denominado “Como ampliar a conectividade rural na sua região”, documento foi produzido com apoio de Vivo, Sonda e Grupo Innovatech, associadas da ABAG. O download da versão em PDF pode ser feito por meio deste link.

O guia foi elaborado pelo Grupo de Trabalho de Conectividade do Comitê de Inovação da ABAG. As orientações da cartilha são resultado de discussões que envolveram empresas de telecomunicações, TI, governo e associados da ABAG, o que inclui empresas privadas, cooperativas, instituições de pesquisa e outras entidades setoriais. “Como a ABAG tem uma atuação transversal e mais de 75 associados, dos diversos elos que compõem as cadeias do agronegócio, abordamos a questão da conectividade como um desafio que demanda um esforço conjunto, e que envolve estratégias e alternativas que nem sempre são muito bem conhecidas ou utilizadas por prefeituras. O objetivo desse nosso material é facilitar o acesso a essas informações”, detalha Giuliano Ramos Alves, gerente de sustentabilidade e projetos da ABAG.

Na avaliação de Rafael Munhoz, head de pré-vendas da SONDA Brasil, a Cartilha de Conectividade da ABAG é “um catalisador para impulsionar a produtividade e a inovação no campo”. “Ficamos felizes em contribuir, trazendo nossa experiência de grandes projetos nas esferas pública e privada”, observa. Para Tiago Machado, diretor de relações institucionais da Vivo, o avanço da conectividade e de soluções digitais, baseadas em internet das coisas (IoT) e inteligência artificial, são elementos-chaves para o aumento de produtividade, eficiência e competitividade no agronegócio. “Para acelerar esse processo, é essencial elaborar políticas públicas que promovam a redução de barreiras, fomentem investimentos, invistam na capacitação e facilitem o acesso às redes, aplicações e dispositivos. A cartilha elaborada pela ABAG apresenta medidas concretas que podem ampliar a digitalização do campo no nosso país”, destaca.

CEO do Grupo Innovatech, João Comério classifica a Cartilha de Conectividade da ABAG como “importante contribuição para remoção de barreiras”. “É um tema estratégico para estes setores com os quais atuamos, por isso investimos em ações que podem facilitar ganhos de produtividade e melhorar o ambiente de inovação no campo”, afirma Comério, que é coordenador do Comitê de Inovação da ABAG.

VÍDEOCAST
Em parceria com seu associado John Deere, a ABAG gravou, durante a Agrishow, o videocast “Financiamento agrícola, visão de futuro e inovação”, com participação de Renato Buranello (vice-presidente da ABAG e sócio do escritório VBSO Advogados), Robinson Cannaval Junior (membro do Comitê de Inovação da ABAG e sócio-fundador e diretor do Grupo Innovatech), Giuliano Ramos (gerente de Sustentabilidade e Projetos da ABAG) e Alfredo Miguel Neto (diretor de Assuntos Corporativos da John Deere). O vídeocast será publicado, em breve, no canal da ABAG no YouTube.

Entidade setorial com 30 anos de atuação completados em 2023, a ABAG é fundadora e sócia da Agrishow. A ideia de promover o evento que se consolidou como a maior feira de tecnologia agrícola do Brasil surgiu em 1993, ano de criação da ABAG, em um movimento que também envolveu a ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos), ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), ANDA (Associação Nacional para Difusão de Adubos), ANDEF (Associação Nacional de Defesa Vegetal) e ABRASEM (Associação Brasileira de Sementes e Mudas). Atualmente a Agrishow é realizada por ABIMAQ, ABAG, ANDA, SRB (Sociedade Rural Brasileira) e FAESP (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo). A organização do evento é feita pela Informa Markets.

“Embora seja uma feira com um expressivo volume de negócios gerados, que em 2023 atingiu R$ 13,2 bilhões, a Agrishow também é um importante espaço de conexão e articulação das entidades setoriais com empresas, cooperativas e governo, e com o público em geral, que pode conferir de perto a evolução tecnológica que faz o agronegócio brasileiro cada vez mais produtivo, eficiente e sustentável”, avalia Gislaine Balbinot, diretora-executiva da ABAG.

Assessoria de Imprensa

Juliana Bonassa

Attuale Comunicação

(011) 94928-0849

juliana@attualecomunicacao.com.br