9ª EDIÇÃO

IMPRENSA

Banco do Nordeste reforça o poder da capacitação e da atualização de mercado durante o 9º CNMA

Estande do BNB vai agregar produtos e serviços para estreitar relacionamento com o setor

O Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio (CNMA), desde as primeiras edições, atua como ponto de encontro e de capacitação para as mulheres do setor. Por isso, o Banco do Nordeste (BNB) marca presença nesta 9ª edição, marcada para os dias 23 e 24 de outubro, no Transamerica Expo Center, em São Paulo (SP).

De acordo com o diretor de Negócios da instituição, Luiz Abel Amorim de Andrade, o congresso tem uma grande importância para o setor e para o banco. “Como formulador de políticas de crédito, o BNB participa do evento buscando a atualização técnica de suas profissionais, o aperfeiçoamento de seus produtos e serviços conectados ao que o mercado espera do banco na atualidade, a geração de relacionamento e network para o segmento em busca de novos negócios e a consolidação da sua marca institucional, evidenciando sua missão como principal agente indutor do desenvolvimento regional, bem como o fortalecimento do relacionamento com representantes do poder público e de empresas de diferentes portes que fazem parte do agronegócio regional e nacional, além da imprensa”, explica.

O executivo reforça a importância de uma liderança bem desenvolvida a partir de treinamentos, visando entregar melhores resultados e elevar a performance das empresas. “Isso acontece principalmente porque a capacidade dos líderes de engajar, motivar e instigar a equipe a conquistar as metas traçadas aumenta”, acrescenta.

Estreitando laços com as mulheres do agro

Com estande aberto à visitação do público, o Banco do Nordeste tem como foco, neste espaço, apresentar as soluções de crédito, assim como os diversos produtos e serviços voltados para o agronegócio. “É uma oportunidade de apresentar sua forma de atuação, possibilitando a melhoria de relacionamento com parceiros e clientes”, define Luiz.

Mesmo com todas as dificuldades enfrentadas, comenta o executivo, as mulheres do agronegócio acreditam no seu potencial e o resultado disso é que, além de serem otimistas e estarem preparadas para vencer todas as barreiras, elas estão unindo suas forças para que isso aconteça.  

“Essa união ocorre por meio de entidades e de organizações de eventos de grande porte realizados para mulheres, como o CMNA, evento rico em troca de experiências, network e novos conhecimentos. As mulheres ainda enfrentam muitos obstáculos para subir os degraus da ‘escada’ corporativa e, para mudar esse cenário, é preciso que cada vez mais mulheres se engajem nessa luta e sejam capacitadas sobre o tema. Não é fácil, mas há muito espaço para explorar”, resume o diretor do BNB.

Atuação que impulsiona o empreendedorismo feminino

Como grande agente do desenvolvimento da Região Nordeste, respondendo por 47,5% do crédito rural da região, o BNB atua como instrumento de suporte e alavancagem do empreendedorismo feminino. “Uma das diretrizes estratégicas do BNB é a de valorizar o capital humano, cuidando das pessoas e incentivando-as diariamente. Por ser um bem valioso para empresa, o objetivo dessa diretriz é proporcionar um marco que assegure às pessoas o suporte adequado para o alcance da alta performance, cumprindo a nobre missão da Instituição junto à sociedade”, pontua Luiz.

Nesse sentido, complementa o executivo, o banco trabalha desenvolvendo várias ações, dentre elas, programas de crédito voltados ao público feminino. Entre eles, estão o Pronaf – Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – Mulher, destinado às agricultoras familiares; Agroamigo Mulher, estratégia de microcrédito rural orientado para as mulheres agricultoras; Crediamigo Delas, modalidade de microcrédito do Banco do Nordeste (BNB) exclusivo para mulheres; além de condições diferenciadas para as mulheres empreendedoras nas principais linhas de financiamento do agronegócio, como maior percentual de financiamento e prazos adicionais.  

O diretor de Negócios do BNB também ressalta a realização de premiações para as empreendedoras femininas, disseminação de práticas de autocuidado, programa de prevenção à violência contra a mulher, palestras sobre saúde e bem-estar feminino, além da disponibilização de um site na Intranet sobre empoderamento e proteção à mulher e um canal de denúncia sobre Prevenção e Combate ao Assédio sexual.

“Recentemente, o Banco criou o programa de Liderança Feminina, coordenado pela Superintendência de Desenvolvimento Humano, visando promover a conscientização de gestores e colaboradores acerca de vieses inconscientes que interferem na ascensão de mulheres à liderança, com o intuito de favorecer a diversidade e inclusão na instituição”, diz e finaliza: “Neste programa, o banco reforça o compromisso de sua alta gestão com a transformação da cultura organizacional e de processos internos para aumentar o percentual de mulheres em postos de comando”.

Assessoria de Imprensa

Juliana Bonassa

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