Evento contou com encontro de mulheres e homenagem à Presidente da Sociedade Rural de Maringá, Maria Iraclézia de Araújo, pela Câmara Municipal de Maringá
Com onze dias de intensa programação, muita diversão e entretenimento, a 50ª Expoingá atingiu as expectativas dos organizadores e expositores. A movimentação de público e financeira esteve dentro do esperado, segundo balanço apresentado pela Sociedade Rural de Maringá, realizadora do evento.
Mesmo com a quebra na produção de grãos, ocorrida este ano, devido as condições climáticas, o evento atingiu os objetivos. É o que confirmou a presidente da Sociedade Rural de Maringá, Maria Iraclézia de Araújo. “O segmento do agronegócio conta com a garra e determinação dos produtores rurais, que se mantém firmes no propósito de evoluir cada vez mais e produzir com eficiência. E o estado do Paraná, com o apoio de políticas públicas governamentais, das entidades e cooperativas, se profissionaliza e leva até o consumidor final sempre o que há de melhor. A edição 50 da Expoingá foi um sucesso”, afirmou.
Cidadã benemérita de Maringá
A Câmara Municipal de Maringá concedeu o título de Cidadã Benemérita à Maria Iraclézia de Araújo, presidente da Sociedade Rural de Maringá. A sessão solene contou com a presença de diversas autoridades e marcou um momento histórico para a cidade.
Maria Iraclézia, natural do sertão do Ceará, construiu sua vida profissional e pessoal em Maringá, onde também nasceu seu filho, Ettore Araújo. Primeira mulher a liderar uma Sociedade Rural no Brasil, sua trajetória é uma inspiração para empreendedores e líderes do setor agropecuário.
Emocionada, Maria Iraclézia expressou sua gratidão. “Para mim é algo extremamente gratificante. Com esse espírito colaborativo, de gratidão, de coração transbordando de alegria, que eu me dirijo a cada um de vocês, vereadores, prefeito, deputados, amigos e parceiros, e recebo o título de cidadã benemérita de Maringá com muita honra. Com certeza, podem contar comigo.”
Encontro de mulheres reflete força feminina no agro
Idealizado para apresentar a força, competência e o papel de protagonismo da mulher, o “Encontro de mulheres que fazem a diferença no agronegócio brasileiro” chegou em sua sexta edição consolidado como um dos principais eventos direcionados àquelas que buscam fortalecer e ampliar conhecimento. É realizado pela Sociedade Rural de Maringá em parceria com o Sindirural, Cooperativa Integrada e Cocamar, sistema Faep/Senar e IDR (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná).
A gerente de Desenvolvimento e Novos Negócios do Transamérica Expo Center, Renata Camargo, esteve na Expoingá 2024 participando do evento, a convite da presidente da Sociedade Rural de Maringá, Maria Iraclézia de Araújo.
O evento, focado no turismo de eventos e entretenimento, contou com seis palestrantes: Renata Camargo; Bruna Bono Herrera, assessora de Agronegócio na Sicredi Dexis; Marilaine Del Pintor Sanches, produtora rural; Ligia Jung, conselheira Fiscal da Integrada Cooperativa Agroindustrial; Flavia Jacob Rodrigues, coordenadora da Comissão das Mulheres do Sindicato Rural de Jacarezinho e a agropecuarista Sonia Bonato, que apresentaram sua trajetória de casos bem-sucedidos, além de estratégias para alcançar bons resultados neste mercado.