Atividade é inspirada em um dos programas desenvolvidos pela empresa e será realizada na Arena do Conhecimento
Participar como patrocinadora da 9ª edição do Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio (CNMA), que ocorrerá nos dias 23 e 24 de outubro, no Transamerica Expo Center, em São Paulo (SP), é de grande importância para a Mosaic, uma das maiores produtoras globais de fosfatados e potássio combinados, presente em mais de dez estados brasileiros e no Paraguai, promovendo ações que visam transformar a produtividade do campo, a realidade dos locais em que atua e a disponibilidade de alimentos no mundo, de forma segura, sustentável e inovadora.
A vice-presidente de Business Partner de Assuntos Corporativos e de Diversidade e Inclusão da empresa, Adriana Alencar, destaca que o evento contribui para a evolução do agronegócio, a partir de debates e do compartilhamento de experiências, conhecimentos e informações técnicas nos dois dias de programação. Para a Mosaic, o CNMA também representa um importante reforço sobre a promoção da equidade de gênero.
“Apoiamos as produtoras rurais e contribuímos para o fortalecimento de sua liderança, seu espaço de fala, de atuação e, principalmente, para o seu acesso a recursos que permitam o desenvolvimento do seu trabalho e da produtividade em suas propriedades. Atuamos em um segmento tradicionalmente masculino e nos sentimos motivados em gerar reflexões, mudanças e ações que promovam ambientes mais igualitários, valorizando a diversidade e a riqueza cultural do nosso País”, enfatiza Adriana.
Assim, o CNMA 2024 tem a presença confirmada da Mosaic na Arena do Conhecimento, onde a empresa promoverá um talk show sobre liderança para mulheres, atividade inspirada em seu Programa de Liderança Feminina, desenvolvido no Brasil desde 2022.
“É uma valiosa oportunidade para mostrarmos a evolução da nossa agenda de sustentabilidade, especialmente a jornada de promoção de diversidade e inclusão. Entendemos essas pautas como propulsoras do negócio, ao contribuírem com diferentes formas de pensar e de propor soluções. Com o objetivo de incentivar a discussão desses temas, ampliar as conexões e oportunidades de aprendizado e inovação, também teremos colaboradores e clientes participando do Congresso”, explica Adriana Alencar.
Foco na diversidade e na inclusão
A vice-presidente de Business Partner de Assuntos Corporativos e de Diversidade e Inclusão conta que a Mosaic entrega, por ano, cerca de 27,2 milhões de toneladas de fertilizantes a 40 países. No Brasil, a empresa opera na mineração, produção, importação, comercialização e distribuição de fertilizantes, inclusive bioinsumos, além de investir em pesquisa e tecnologia para o desenvolvimento de soluções inovadoras para culturas agrícolas, nutrição animal e produtos industriais.
Adriana destaca que a companhia tem como meta global alcançar 30% de mulheres no seu quadro de funcionários e 30% de crescimento da diversidade nos cargos de liderança até 2030. Para atingir essas metas, a Mosaic incorporou o tema como uma das prioridades de sua estratégia de negócios.
Além do Programa de Liderança Feminina, que capacita e empodera suas funcionárias em posições administrativas, comerciais e operacionais, possibilitando o desenvolvimento de suas carreiras, a Mosaic também tem o olhar voltado à diversidade em processos de contratação, implementação de políticas e benefícios com maior atratividade para mulheres, valorização da equidade nos processos de reconhecimento e avaliação de desempenho e potencial, sem contar a qualificação de fornecedores, em parceria com o Instituto Ethos, por meio de um treinamento de 36 meses sobre temas como responsabilidade e sustentabilidade.
“Estruturamos iniciativas como o programa de estágio com estratégia afirmativa, com foco em pessoas negras e mulheres, e a Campanha Voluntários pela Diversidade e Inclusão, que apoia projetos de defesa ou promoção de direitos, assistência social, psicológica, educacional e de capacitação. Na Mosaic, também temos ações como tolerância zero para qualquer forma de assédio, discriminação, bullying, violência ou ameaças. Qualquer conduta inadequada deve ser registrada em nosso Canal de Ética”, afirma Adriana Alencar.