Participando pela segunda vez consecutiva, instituição enxerga encontro como um incentivo ao fortalecimento do protagonismo delas na atividade
O 9º Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio (CNMA), que será realizado nos dias 23 e 24 de outubro, no Transamerica Expo Center, em São Paulo (SP), oferece uma oportunidade de conexão, networking e relacionamento, responsável pelo fortalecimento de uma grande rede de apoio dentro do agronegócio feminino. Por meio dele, mulheres são impulsionadas, experiências são compartilhadas, tendências são fomentadas e o agronegócio feminino prospera.
Essa é a visão da gerente de Estratégia de Segmentos Agro do Sicredi, Marcela Lazzari. A instituição participa novamente do CNMA, levando sua expertise para as participantes. “O Sicredi tem como propósito construir, juntos, uma sociedade mais próspera; e uma sociedade só pode prosperar com diversidade, equidade e sustentabilidade, isso é premissa para nós. Partindo dessa visão, patrocinar o CNMA e atuar também em outras frentes para incentivar o protagonismo das mulheres no setor é uma forma de sermos agentes da transformação que queremos ver no mundo, trazendo oportunidades, educação, desenvolvimento local e nacional, além de colocar as pessoas onde elas devem estar: no centro”, afirma Marcela.
Para Marcela, patrocinar eventos como o CNMA é uma forma de atender a esse compromisso, ao incentivar o fortalecimento dessa rede de mulheres produtoras rurais, por meio de espaços de relacionamento, palestras e oportunidade de novos negócios. Além disso, complementa, é uma forma de valorizar e reforçar a importância do agronegócio brasileiro, garantindo que as participantes saibam que têm com quem contar para fazer crescer os seus negócios e conquistar sua liberdade financeira.
Desenvolvimento com segurança
Nesta segunda participação consecutiva do Sicredi como patrocinador do CNMA, Marcela conta que está entre os objetivos mostrar para as produtoras e executivas que elas podem contar com o Sicredi, indo muito além dos produtos e serviços, mas entendendo nossa instituição como um parceiro, que está com ela na busca pelo desenvolvimento, pelo progresso do seu negócio e pela constante atualização. “Inclusive por isso, temos, para nossas associadas, desconto de 20% na compra de credenciais para o CNMA, porque valorizamos e queremos avançar juntos”, resume.
A trajetória profissional de Marcela Lazzari no Sicredi começou em 2013, por meio de um programa de estágio na área de Relacionamento com Instituições Financeiras, seguindo posteriormente para o time de Agronegócios do Sicredi como Analista de Estratégia e, na sequência, assumi a primeira posição de liderança como Coordenadora da área de Estratégia Agro — área gerenciada por ela atualmente.
“Sigo muito feliz e realizada com a minha trajetória até aqui e ciente de como ser uma líder mulher posso inspirar outras mulheres (e homens) a almejarem cargos de liderança e a acreditarem que é possível alcançar esses objetivos”, declara Marcela.
Trajetória sólida no mercado
O Sicredi é a primeira instituição financeira cooperativa da América Latina, nascida em 1902, em Nova Petrópolis (RS). De lá para cá, são mais de 120 anos de trajetória, oferecendo mais de 300 produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo para pessoas físicas, jurídicas e para o agronegócio. Em todo o Brasil, são mais de 2,7 mil agências, 8 milhões de associados e 45 mil pessoas colaboradoras.
A história da instituição é pautada pelo cuidado com as pessoas, por meio do qual foram desenvolvidos o Comitê Mulher, o Comitê Jovem e o Comitê de Inclusão, Diversidade e Equidade. “Essas ações têm como objetivo potencializar o debate sobre as pautas, por meio de ações educativas que preparam os públicos para assumir cargos de liderança e garantir a igualdade nas relações de trabalho e o respeito pelos direitos humanos”, conta Marcela.
A partir do Comitê Mulher, o Sicredi desenvolveu o Curso Mulher Empreendedora, lançado em 2023, de forma gratuita e on-line, para toda a comunidade. Seu objetivo é ajudar mulheres que desejam ser donas do seu próprio negócio, ensinando estratégias empreendedoras e comunicacionais. A instituição também dedica esforço especial em busca de captações no mercado nacional e internacional para fomentar o crédito voltado às mulheres — a mais recente dessas captações também foi a maior já realizada: em setembro, foram R$ 1,6 bilhão junto ao CAF e JICA para apoiar empresas lideradas por mulheres.
Em números, no ano de 2023, foram realizadas 96 operações de crédito via Pronaf Mulher, o que representa um aumento de 128% em relação ao ano anterior. A representatividade das mulheres produtoras rurais é de 23,6%, enquanto, no mercado, representam 18,7% (dados do Censo Agropecuário de 2017). Além disso, elas foram responsáveis por mais de R$ 7,6 bilhões liberados na Safra 23/24, ou seja, 14% do valor liberado na mesma safra. “Esses números representam um avanço em relação aos últimos anos, mas ainda estão longe do ideal”, sintetiza a executiva e conclui: “São dados que reafirmam o potencial do agro feminino no país e nosso trabalho é reforçar ainda mais as oportunidades de apoio para que sigam crescendo e evoluindo”, finaliza Marcela.