CNMA apoia campanha da FAO “Mulheres Rurais, Mulheres com Direitos”

30/07/2020

CNMA apoia campanha da FAO “Mulheres Rurais, Mulheres com Direitos”

Iniciativa propõe dar visibilidade às mulheres rurais, indígenas e afrodescendentes da América Latina e Caribe

No dia 29 de julho ocorreu o lançamento da 5ª edição da campanha “Mulheres Rurais, Mulheres com Direitos”, promovida pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO). A iniciativa nasceu no mesmo ano do Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio, que há cinco anos vem dando visibilidade à presença feminina no setor e incentivando a criação de uma rede de apoio entre produtoras rurais, empresárias, empreendedoras e lideranças no agro.

A cerimônia, realizada no Palácio do Planalto, contou com as presenças do presidente Jair Bolsonaro, da primeira-dama, Michelle Bolsonaro, e das ministras Tereza Cristina (Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Damares Alves (Mulher, da Família e dos Direitos Humanos) e do representante da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) no Brasil, Rafael Zavala.

A proposta da campanha é dar visibilidade às mulheres rurais, indígenas e afrodescendentes que vivem e trabalham em um contexto de desigualdades estruturais e desafios sociais, econômicos e ambientais, agravado pelo impacto da pandemia de Covid-19 na América Latina e Caribe.

Segundo a ministra Tereza Cristina, apesar de as mulheres dirigirem cerca de 20% dos estabelecimentos rurais no Brasil, a área ocupada equivalea apenas 8,5% da área rural total do país.“Mulheres têm menos acesso a crédito, à tecnologia, à mecanização, à assistência técnica, a recursos produtivos e ao cooperativismo. Por isso é preciso somar forças para que juntos sejamos capazes de transformar esse cenário de desigualdades sociais e econômicas em relação à mulher trabalhadora no campo”.

“Nós, do CNMA, apoiamos essa campanha, pois coloca em debate todos os temas e as bandeiras levantadas durante as cinco edições do Congresso. Nós nos unimos à iniciativa para dar ainda mais espaço às mulheres no agronegócio, por meio da troca de experiências e informações a favor do setor no Brasil e no mundo”, enfatiza a show manager do evento, Carolina Gama.

Ministra estará no CNMA

A ministra Tereza Cristina é uma das convidadas que já confirmaram presença na 5ª edição do Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio, que ocorre entre os dias 26 e 29 de outubro de 2020, participando de uma mesa redonda com as ministras da Agricultura da Alemanha, Botswana e Portugal, que será às 10h do primeiro dia do evento.

A edição deste ano será realizada em formato híbrido, com os palestrantes presentes no Transamerica Center e o público participando de forma remota.

As inscrições para o CNMA têm valores diferenciados e podem ser feitas pelo site www.mulheresdoagro.com.br. O primeiro lote promocional estará disponível até o dia 31 de julho.