Espaço chega à sua segunda edição no CNMA e une beleza, moda, arte e gastronomia
A Casa Mulher do Agro, espaço de destaque do Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio (CNMA) em 2024, está de volta com a expectativa de repetir o mesmo sucesso do ano passado. A casa conceito que reúne especialistas em arte, beleza, moda, empreendedorismo, entre outros temas, traz para essa edição talks com mulheres que são referências em suas áreas. O evento, que será realizado nos dias 22 e 23 de outubro, no Transamerica Expo Center, em São Paulo, está completando 10 anos e terá uma edição especial.
“A Casa Mulher do Agro conquistou seu espaço dentro do Congresso com o sucesso da edição passada, e temos certeza de que esse ano será mais uma vez um local para troca de experiências e muito aprendizado entre as mulheres participantes do evento. Além dos temas relacionados ao agro, traremos assuntos que envolvem o universo feminino atual, com especialistas que têm muito a nos ensinar”, afirma a gerente de Desenvolvimento e Novos Negócios do Transamerica Expo Center, Renata Camargo.
Algumas das convidadas desta edição da Casa Mulher do Agro são: a palestrante e consultora no agronegócio Alessandra Decicino; a empresária e assadora especialista em Fogo de Chão, Helô Palácio; a aromaterapeuta e CEO da Pomander – empresa responsável pela fragrância Aroma Mulher do Agro, Márcia Rissato; e a dermatologista da Clínica Camargo, Priscila Camargo.
“Período Sabático e Maternidade no Agro: Dicas para Voltar ao Mercado de Trabalho” será o tema abordado por Alessandra Decinino. Participante do CNMA pela nona vez e pela segunda da Casa Mulher do Agro, a engenheira agrônoma usa a própria experiência para palestrar sobre o momento em que resolveu focar apenas na criação dos dois filhos durante três anos e depois retomar a carreira. “Vou falar sobre como o mercado absorveu isso, como reagi quanto a essa decisão, como me preparei, como foi o retorno do período sabático, adaptação dos filhos, família e rede de apoio”, enumera.
Para a consultora, participar do CNMA é uma experiência gratificante, uma vez que o público responde muito bem à programação do evento. Ela também vai abordar sua experiência em mentorias com mulheres de todo o país, em que muitas estão no momento de conciliar o pessoal com o profissional e se dedicarem aos filhos, enquanto outras não têm essa oportunidade e precisam tocar as duas atuações ao mesmo tempo. “Nós, mulheres, nos formamos, saímos para o mercado de trabalho e vivemos a maternidade simultaneamente. Um grande gargalo que atendo hoje são mulheres que têm receio de viver uma das duas partes, e eu ensino que elas podem viver as duas coisas.”
O universo do churrasco
Especialista em costela no fogo de chão, Helô contará um pouco da sua história e como ela influenciou no processo para criar sua própria técnica para assar esse corte. “Também vou falar sobre a questão dos números do churrasco, como esse setor revolucionou o mercado da pecuária e vice-versa. Costumamos dizer que o churrasco foi um dos maiores movimentos gastronômicos do país, porque passamos a ter influência de técnicas argentinas, uruguaias e americanas no seu preparo, que ganhou o toque abrasileirado”, destaca.
À frente de uma produtora de eventos de churrasco, Helô também explicará sua forma de “respeitar” o sabor da carne, usando apenas o sal e a brasa em seu preparo. “Levo muito a sério a responsabilidade de conectar o trabalho da pecuária com o consumidor final. Quero fazer as pessoas olharem para nossa pecuária com mais respeito, porque ela evoluiu muito sim, e isso está ligado diretamente ao meu trabalho. Minha ideia é falar sobre as coisas em que acredito e defendo. Também vou mostrar em imagens como é uma costela, as partes do corte, e como eu preparo”, detalha.
A empresária afirma que para ela o CNMA foi um “divisor de águas” por ter encontrado no mesmo lugar tantas mulheres com vivências inspiradoras. “Participar da Casa é uma honra e acho muito rica essa oportunidade.”
Folha, água e fluidez
A aromaterapeuta Márcia Rissato também participa da Casa Mulher do Agro pela segunda vez, e conta que tem como grande desafio trazer as pessoas para o momento presente. “Meu trabalho será convidar as pessoas a controlarem toda a flutuação da mente através de aromas, fazendo uma conexão com o agro. Vou levar três perfumes corporais, todos com base natural, para uma vivência olfativa”, explica.
O aroma Folha traz a conexão com a terra e a questão do pertencimento. Ele tem ativos naturais e um deles é o vetiver, um capim que tem uma raiz gigantesca. Através do olfato, esse óleo essencial ativa o sistema nervoso central e ajuda a pessoa a entender qual o seu papel no mundo.
O segundo aroma é a água, que traz fluidez, quando Márcia abordará o quanto as pessoas se cobram e a necessidade de mais leveza na vida. Por último, o aroma flor, que contém existem o Ylang-ylang, que remete ao poder do feminino. “Depois que eu começo a entender ao que pertenço, que preciso fluir, ou que estou bem nesses dois lugares, vou para a flor, que tem também a baunilha, que traz um acolhimento. Então, é isso que eu vou entregar nessa experiência da Casa da Mulher do Agro”, resume.
Para Márcia, participar da Casa Mulher do Agro lhe proporciona uma troca gigantesca, comercialmente falando, e uma conexão com várias vivências. “Meu repertório de histórias fica muito maior e mais rico. É uma oportunidade de conexão efetiva, não só cartão. É trocar essas vivências e mostrar a minha marca”, resume.
Ferramentas do empoderamento
Muito mais que cuidados com a aparência – aliados à saúde, tecnologia e bom senso –, a dermatologista Priscila Camargo falará sobre como esses procedimentos podem ser ferramentas de empoderamento feminino. “Com minha experiência na dermatologia estética, mostro como a beleza pode ser uma aliada estratégica na construção da autoconfiança, impactando positivamente a presença da mulher no mercado de trabalho e no campo”, afirma.
Pela segunda vez participando da Casa Mulher do Agro, a médica se sente honrada pelo convite, e avalia que sua presença é uma forma de contribuir para o fortalecimento feminino em todos os setores, inclusive no agro, onde a mulher ocupa cada vez mais espaço. “A autoestima elevada não é vaidade, é força. Quando uma mulher se sente bem com ela mesma, ela fala com mais firmeza, negocia com mais segurança, lidera com mais equilíbrio”, finaliza.
Espaços
Além dos talks, a Casa Mulher do Agro contará com ambientes diversos para as visitantes. No Espaço Bem-Estar terá cadeiras próprias para quick massage e a presença de três massoterapeutas a cada dia de evento, com duração média de 15 minutos por sessão. As congressistas poderão reservar o seu horário por agendamento no local.
No Espaço Arte haverá uma exposição de fotos da empresária, médica veterinária, pesquisadora da Universidade de São Paulo (USP), pecuarista e fotógrafa Maria Augusta Alonso, com registros que misturam força, coração e leveza sobre a vida no campo. A mostra traz o olhar de quem tem a fazenda como escritório e cenário no dia a dia desde a infância.
O Espaço Beleza, com apoio da Belong Be, é um local de pertencimento para todos os entusiastas e apaixonados por beleza.
Inscrições abertas
A expectativa deste ano é receber mais de 3 mil congressistas na edição especial do CNMA 2025. As inscrições já estão abertas, com o 2° lote disponível em: https://www.mulheresdoagro.com.br/inscricao/
Evento: Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio
Data: 22 e 23 de outubro de 2025
Local: Transamerica Expo Center – Av. Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues, 387 – Santo Amaro – São Paulo/SP
Informações e Inscrições: www.mulheresdoagro.com.br
Instagram: @congressodasmulheresdoagro